Sejam bem-vindos ao nosso blog que divulgará as ações do Programa Formação pela Escola no Estado de Alagoas.

sábado, 7 de agosto de 2010

Formação pela Escola

O Programa Formação pela Escola tem como objetivo o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os objetivos específicos deste programa estão voltados à formação dos participantes para a correta aplicação dos recursos financeiros repassados pelo FNDE: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa do Livro (PLi); Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE);  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e FUNDEB. O Formação pela Escola é organizado em módulos de 40h cada e compõe-se de um módulo de Competências Básicas com a temática do FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica, obrigatório a todos os participantes; e quatro módulos temáticos.
Programa – O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, a exemplo da concepção, das diretrizes, principais objetivos, agentes envolvidos, operacionalização, prestação de contas e dos mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas atividades, os cursos são oferecidos na modalidade à distância.
O Programa Formação pela Escola é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), municípios e Estado.

3 comentários:

  1. Comentário recebido do meu pai:
    "Paula, você é demais, já está conseguindo dominar os segredos do blog com facilidade, enquanto outros acham tão difícil Por isso, te admiro tanto.
    Bjos.
    Zealberto (Pai Corujão)

    ResponderExcluir
  2. Um seu pai está mais que certo...vc é uma pessoa fantastica,...e empolgante...sucesso nessa nova aventura...online..bjossssss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amiga!
    Você serviu de inspiração para mim. Muito interessante a reportagem sobre a formação de tutores.
    Beijos
    Edite

    ResponderExcluir